Remoção de material de sedimentação acumulado em rios deve ser constante e planejada com antecedência.
Maquinários necessários!
Dependendo das condições, a viabilização de máquinas para a execução dos serviços de desassoreamento é mais simples. Se não for o caso, os próprios editais de licitação podem prever que as empresas contratadas para a realização dos serviços possuam ou aluguem as máquinas necessárias, incluindo esse custo no valor de contratação.
Veja os tipos de máquinas mais utilizadas em serviços de desassoreamento de Rios:
- Rios de grande porte: drag-line, escavadeira hidráulica apoiada sobre plataforma flutuante, draga de sucção e long reach;
- Rios de médio porte: drag-line, escavadeira hidráulica e escavadeira adaptada (gafanhoto);
- Rios de pequeno porte: escavadeira hidráulica e retroescavadeira;
- Equipamentos de apoio: pá-carregadeira, trator de esteira ou pneu, caminhões basculantes etc.
Quando e como intervir?
A necessidade de intervenção em determinado curso dos rios pode ser notada visualmente, principalmente quando a estiagem é recente, quanto por meio de batimetria, para avaliar a quantidade de sedimentos no fundo dos rios. Geralmente, os serviços de desassoreamento são demandados em regiões onde houve ocorrência maior de enchentes ou por meio de solicitações de prefeituras ou órgãos competentes. Um curso d'água pode representar riscos de transbordamento quando ¼ da sua seção está comprometida. Em rios com 10% de obstrução a intervenção já é recomendada.
Outra recomendação é que, em paralelo com os serviços de desassoreamento, novas medições por meio de batimetria sejam feitas nos locais já limpos. "Para garantir que foi feito de maneira adequada", sugere. Por isso, as fiscalizações devem ser constantes. Também cabe ao fiscalizador certificar-se de que todo o sedimento está sendo encaminhado para os órgãos licenciados a receberem os sedimentos inertes e não inertes. Essa separação pode ser feita na própria margem do rio, por meio de peneiramento. Em alguns casos, como em serviços de desassoreamento em rios menores e menos poluídos, os sedimentos são encaminhados diretamente para um destino final, sem necessitar de peneiramento nas margens.