Alô Monte Mor venho aqui fazer um alerta a população Montemorense, os morcegos estão invadindo as casas, esse veio em pleno domingo 08/07/2018 as 14:45h e deu um trabalhão!
Mas, o médico veterinário "Rogério de Jesus Pedro" diz que como o vírus circula é preciso mais do que um alerta na internet. É necessário ir até as casas para explicar para a população o que deve ser observado e como agir. "O morcego, quando ele fica com o vírus da raiva, ele se perde. Por exemplo, ele tem hábito noturno e sai no diurno. Sabendo disso, tem que ligar para a zoonoses porque é uma doença fatal", explica.
Transmissão e sintomas
O morcego transmite a raiva para animais domésticos, de zona rural ou silvestres. Em cães e gatos, o sintoma mais comum é a agressividade. Já no caso de cavalos e bois é a paralisia.
A transmissão para o homem é pelo contato com a saliva contaminada desses animais, que pode ser por uma mordida ou um simples machucado na pele.
"Não tem tratamento. A única alternativa é a prevenção. E a prevenção é feita exatamente desse modo, evitando o contato com os portadores e fazendo naqueles que tiveram contato fazer a vacina ou o soro antirrábico", afirma o infectologista.
Nenhum comentário:
Postar um comentário